Cirurgia bucomaxilofacial

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a Especialidade da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio - faciais associadas.

As áreas de competência para atuação do Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial são amplas e incluem: implantes osseointegrados, enxertos ósseos, biópsias, cirurgia com finalidade protética, cirurgia com finalidade ortodôntica, cirurgia ortognática, tratamento cirúrgico de cistos e afecções radiculares, doenças das glândulas salivares, doenças da ATM, lesões de origem traumática, malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula, tumores benignos e malignos da cavidade bucal (câncer de boca).

O câncer de boca ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos do organismo devido a sua relativa incidência e mortalidade. A prevenção e o diagnóstico precoce podem ser realizados pelo Cirurgião Bucomaxilofacial. Assim, cabe ao profissional à realização de exame clínico detalhado, análise dos fatores de risco do indivíduo, diagnóstico e tratamento das lesões cancerizáveis, exames complementares (principalmente biópsia e citologia esfoliativa) e orientação e estimulação ao autoexame.