ONDE ESTAMOS

Rua Alexandre Schlemm, 555
Anita Garibaldi – Joinville/SC.

FALE CONOSCO

(47) 3025-1353 | (47) 3433-0876
WhatsApp: (47) 99915-8427
contato@clinicaallcare.com.br

HORÁRIO

Segunda a Sexta
08h–12h – 14h–19h

Periodontia

A Periodontia é a Especialidade da Odontologia que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das Doenças Periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal.

O termo doença periodontal, denomina um conjunto de manifestações inflamatórias, cuja principal etiologia é microbiana, e que afeta o periodonto de proteção (gengivite) e sustentação (periodontite). A doença periodontal representa um problema de saúde pública pela sua prevalência relativamente alta em vários países. No Brasil, 78% da população adulta apresenta algum tipo de doença periodontal.

A gengivite consiste no processo inflamatório limitado ao tecido gengival com caraterísticas clínicas como sangramento, edema e mudança na coloração gengival, podendo ser uma situação reversível uma vez que a causa seja eliminada. Contudo, se os tecidos gengivais mantiverem-se constantemente inflamados o processo inflamatório pode avançar para tecidos mais profundos e juntamente com o acumulo de placa bacteriana inicia-se o processo de destruição dos tecidos de suporte do dente ocorrendo a Periodontite.

A periodontite é uma doença infecciosa que causa a inflamação dos tecidos de sustentação dos dentes. A placa bacteriana é a responsável pelo surgimento e pela manutenção da doença, mas mecanismos de defesa do hospedeiro são reconhecidos por desempenhar um importante papel na sua patogênese. A extensão e a gravidade da doença apresentam razões multifatoriais, podendo estar associadas a fatores de risco como alterações sistêmicas e aspectos comportamentais do hospedeiro.

O tratamento periodontal tem como objetivo estabelecer a compatibilidade biológica das superfícies radiculares e controlar o processo inflamatório. Basicamente, o tratamento consiste na remoção mecânica do biofilme supra e subgengival a fim de previnir a destruição tecidual e a consequente perda dentária.

A prevenção é a maneira mais fácil, econômica e eficaz de diminuir os riscos do desenvolvimento da doença periodontal. O método mais valioso para controle do biofilme dentário, atuando na sua prevenção e remoção, consiste no controle mecânico. O controle mecânico do biofilme é uma técnica simples, constituída por vários dispositivos de limpeza dos dentes, sendo os mais eficazes, as escovas dentais e os dispositivos de limpeza interproximal.