Prótese dental

PRÓTESE DENTAL

Prótese Dental é a especialidade odontológica que visa à reabilitação estética e funcional da arcada dentária após a perda de estrutura dental/dentes e algumas vezes tecido gengival. As próteses são divididas em fixas e removíveis.

As próteses fixas podem ser unitárias ou múltiplas. São confeccionadas em metal, materiais plásticos ou cerâmicos, sendo que atualmente, destacam-se as próteses “metalfree”, que tem melhor estética e aparência mais natural.

As próteses removíveis são as parciais e as totais, conhecidas como “dentaduras”. Tanto as próteses fixas como as removíveis podem ser confeccionadas sobre dentes naturais ou sobre implantes.

Podemos falar ainda das facetas laminadas de porcelana e das lentes de contato, que tem como primeiro objetivo a correção da forma e cor dos dentes, sendo, portanto um tratamento predominantemente estético.

DTM

DTM significa Disfunção Têmporo-Mandibular, que é caracterizada por problemas ou alterações na ATM (articulação Têmporo-Mandibular), acompanhados ou não de dor e alterações na fisiologia dos músculos que movimentam a mandíbula. Geralmente as alterações musculares desencadeiam dor, que podem ser confundidas com dores de cabeça.

Alguns dos seus sintomas podem ser: estalidos ao abrir ou fechar a boca; travamento na abertura ou fechamento; dores de cabeça frequentes; zumbido no ouvido; dores cervicais; etc.