Work

Quando procurar um profissional da psicologia? Para além da psicoterapia individual.

É muito comum, principalmente no Brasil, quando pensamos no profissional psicólogo imaginarmos um consultório bem decorado, com iluminação sóbria e um “paciente” sentado em uma grande poltrona falando incessantemente de seus problemas e suas “doenças psicológicas” (ansiedades, depressões, fobias e etc), enquanto o psicólogo toma nota e faz pequenas observações.

Porém, este cenário que habita o imaginário da maioria das pessoas acaba limitando as inúmeras possibilidades que a ciência psicológica e a atuação deste profissional podem proporcionar para a sociedade, grupos, famílias e indivíduos. Procurar um psicólogo quando já existe um problema instaurado (um transtorno psiquiátrico, problemas com a família, no casamento ou de comportamento infantil) é muito importante e fundamental para a resolução destes problemas e diminuição do sofrimento, entretanto, o atendimento psicológico oferece infinitas possibilidades de autodesenvolvimento, desde o trabalho com a estimulação do desenvolvimento cognitivo e emocional com crianças pequenas até a preparação para um processo de aposentadoria com pessoas mais maduras.

A Psicologia e o estudo do comportamento e dos processos relacionais humanos, permite colocar em prática inúmeros objetivos, passando pelas várias fases e áreas da vida.

Hoje em dia, é muito comum a busca por este profissional para o aprimoramento e desenvolvimento pessoal, seja em relação a carreira, aos relacionamentos interpessoais e aos desafios da vida cotidiana. Problemas e desafios na vida todos têm. Procurar ajuda psicológica é para quem deseja superá-los e se desenvolver!