Implantodontia

Tecnologia a favor da Implantodontia

A Implantodontia é hoje uma das Especialidades da Odontologia que mais evolui. Todo esse avanço tecnológico, possibilita aos Cirurgiões Dentistaso emprego de diferentes modalidades terapêuticas que visam a reabilitação estética e funcional dos pacientes. Atualmente, umas das técnicas operatórias mais pesquisadas e discutidas na Odontologia é o conceito de Carga Imediata. A Carga Imediata consiste na instalação da prótese sobre implante imediatamente após a cirurgia, ou em até poucas horas depois. Contudo, diante de tanta expectativa,é possível saber com segurança se o implante está apto a receber a carga imediata? É possível predizer os resultados do tratamento?A resposta para estas perguntas é SIM,é possível! Graças a uma tecnologia desenvolvida na Europa e difundida mundialmente, é possível medir a estabilidade dos implantes dentários no momento da sua instalação. Além disso, essa tecnologia permite o monitoramento das fases da Osseointegração (cicatrização) dos implantes.

        A tecnologia ISQ (Implant Stability Quotient) é capaz de mensurar por meio da Frequência de Ressonância a estabilidade primária dos implantes, e consequentemente, o momento mais oportuno para a instalação da prótese sobre implante. Atualmente, o aparelho que é referência mundial nesse tipo de tecnologia é o chamado Osstell ISQ. O Osstell ISQ é um equipamento portátil que ajuda o cirurgião dentista a avaliar a estabilidade dos implantes por meio de um sensor, o Smartpeg, que é introduzido dentro do implante após a realização da cirurgia. O Osstell ISQ emite impulsos magnéticos no Smartpeg, e essa frequência de ressonância é convertida em uma escala numérica que varia de 1 a 100. Baseado nessa escala, os valores mais elevados representam uma maior estabilidade dos implantes.

A Clínica All Care possui um aparelho Osstell ISQ que auxilia o Implantodontista Prof. Dr. Felipe da Silva Peralta nas suas tomadas de decisões durante os tratamentos realizados com implantes. Essa tecnologia não está disponível para a comercialização no Brasil. Após visita técnica e treinamento (hand’s on) no escritório da Osstel em Gotemburgo - Suécia, Dr. Felipe teve o primeiro contato com essa importante tecnologia. Atualmente, todos os procedimentos com implantes dentários realizados na Clínica All Care são mensurados e certificados com o auxílio do Osstell ISQ. Baseado na sua experiência clínica com o uso desse equipamento, Dr. Felipe relata que: “É fundamental para os pacientes que as novas tecnologias sejam utilizadas em nossa Clínica, pois sabemos que dessa maneira, estamos trabalhando da forma mais segura e eficaz possível! Somos privilegiados por possuir essa tecnologia”. A Osstell foi estabelecida em 1999 e se especializou no desenvolvimento e produção de soluções odontológicas inovadoras para medição da estabilidade de implantes e monitoramento da osseointegração. A empresa Sueca é uma das principais fornecedoras de tecnologia para o mercado odontológico global.

Prof. Dr. Felipe da Silva Peralta

 

  • Cirurgião Dentista formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Taubaté UNITAU.
  • Especialista em Implantodontia pela Universidade Federal do Paraná UFPR.
  • Professor do Curso de Especialização em Implantodontia da Faculdade Sete LagoasFACSETE.
  • Especialista em Periodontia pela Universidade Federal de Santa CatarinaUFSC.
  • Mestre em Odontologia, subárea Periodontia, pela Universidade de TaubatéUNITAU.
  • Doutor em Odontologia, subárea Periodontia, pela Universidade de TaubatéUNITAU.
  • Especialista em Cirurgia a Traumatologia Bucomaxilofacial pela Faculdade Sete LagoasFACSETE.